Este filme é baseado na história real de Ken Carter, um treinador (coach) de basquete que deseja transformar a vida de garotos de uma escola da periferia da Califórnia, utilizando o esporte e a educação.
Carter, proprietário de uma loja de materiais esportivos, se depara com um convite para se tornar treinador do Colégio Richmond onde havia estudado e jogado basquete com inúmeros recordes que não haviam sido quebrados.
Mas o desafio era grande, o time na última temporada ganhou apenas 4 jogos e perdeu 22. Os jogadores eram briguentos, sem nenhuma disciplina e regras, mas Carter acreditava que podia transformá-los.
O basquete não deveria ser uma desculpa para estar na escola, mas uma conquista obtendo boas notas e presença nas aulas e assim, Carter decide impor regras que a princípio deixam pais, professores e alunos inconformados, mas ele não se importa, pois sabe o que precisa fazer para chegar onde deseja.
Carter faz com que esses garotos comecem a visualizar um mundo diferente, com a possibilidade de irem para a universidade, de não pertecerem ao mundo que seus pais e amigos fazem parte, o das drogas e do crime, enfim, podem se tornar verdadeiros cidadãos e profissionais.
Esses meninos descobrem suas potencialidades, sua autoconfiança e auto-estima aumentam, aprendem o que é ser uma equipe, ajudando uns aos outros.
Reflexão
Com este filme, trazendo pra área da educação, podemos observar como o professor é importantíssimo na formação de um aluno também como cidadão, pois ele foi o único que acreditou que os alunos "problemáticos" poderiam ter uma outra esperança além de viverem na criminalidade comum nos bairros pobres! Por muitas vezes ele foi questionado sobre seus metódos, desacreditado e desrespeitado pela sociedade e pela direção do colégio, inclúsive os professores de outras disciplinas que se sentiam ameaçados pelos métodos dele e queriam acabar com ele!
Mesmo com todas as dificuldades ele persistiu e continuou com sua dedicação, ganhando assim a confiança dos alunos, e é isso que devemos tirar como exemplo para a nossa atuação como professores, buscar compreender os alunos, procurar ter uma ótima relação professor x aluno e aluno x professor, ser sempre uma educação recíproca! Com certeza teremos grandes realizações utilizando -se dessas alternativas.
Para quem tiver curiosidade, segue o trailer do filme.
Nenhum comentário:
Postar um comentário