Não sou eu quem vou dizer quais são os melhores métodos ou o que você deve fazer, nesta postagem estarei apenas mostrando a vocês algumas formas de avaliação!
Mas primeiramente, O que é Avaliar? De acordo com o Dicionário Michaelis (2006) Avaliar é calcular ou determinar a valia, o valor ou o merecimento de. Ou seja quem avalia tem o poder de decidir a que o avaliado é merecedor.
Diferentes métodos:
De acordo com Barbosa (1997), para fins didáticos, podemos classificar a avaliação em três tipos: a diagnóstica, a formativa e a somativa.
A avaliação diagnóstica é aquela realizada no início do ano letivo, com o objetivo de dar ao professor uma noção sobre os níveis de conhecimento e habilidades dos alunos, para que, a partir daí, o professor possa planejar seu trabalho de acordo com as necessidades dos alunos.
Já a avaliação formativa é realizada durante o ano letivo, onde o professor pode detectar possíveis falhas no processo ensino-aprendizagem, podendo, assim, modificar a maneira de ministrar suas aulas de acordo com a evolução de seus alunos.
E, por fim, a avaliação somativa, que objetiva verificar o resultado do processo ensino-aprendizagem ao final de um bimestre, semestre ou ano letivo. Geralmente esta avaliação está associada a uma “nota” que o reprovará ou aprovará para a série seguinte.
Os Parâmetros Curriculares Nacionais indicam três focos principais de avaliação na Educação Física:
Realização das práticas — É preciso observar primeiro se o estudante respeita o companheiro, como lida com as próprias limitações (e as dos colegas) e como participa dentro do grupo. Em segundo lugar vem o saber fazer, o desempenho propriamente dito do aluno tanto nas atividades quanto na organização das mesmas. O professor deve estar atento para a realização correta de uma atividade e também como um aluno e o grupo formam equipes, montam um projeto e agem cooperativamente durante a aula.
Valorização da cultura corporal de movimento — É importante avaliar não só se o educando valoriza e participa de jogos esportivos. Relevante também é seu interesse e sua participação em danças, brincadeiras, excursões e outras formas de atividade física que compõem a nossa cultura dentro e fora da escola.
Relação da Educação Física com saúde e qualidade de vida — É necessário verificar como crianças e jovens relacionam elementos da cultura corporal aprendidos em atividades físicas com um conceito mais amplo, de qualidade de vida.
E agora? Conseguiram ter algumas idéias de como avaliar? Ainda não ficou claro? Aí vai um vídeo bem legal feito pela UNIVESPTV, que conta com a participação de MAURO BETTI.
Se você tem outras idéias e concepções de avaliação, por favor nos envie, ficaremos gratos em compartilhar destes conteúdos!
Nenhum comentário:
Postar um comentário